DEPOIMENTOS DE MORADORES DA VILAHiStÓrIa da EMIAMPor LucíliaA EMIAM é a concretização de um sonho de uma comunidade carente e sofrida que foi compondo a vila São
José.Famílias e mais famílias,repletas de filhos, que necessitavam de escola para estudar. Escolas que ofereciam o Ensino Fundamental ficavam distantes: escolas estaduais, escolas municipais boas e... tão longe . Exigiam dos alunos e das famílias longas caminhadas e sob todas as condições de tempo: sol a pino, frio e tempestades...não importa...era sempre a pé, com agasalhos e calçados precários ou inexistentes. Sofrimento e angústia para todos.A comunidade da vila mobilizou-se. O terreno foi doado pelo Sr. Ignácio de Andrade Melo, homem de recursos e também de bom coração e muito humilde. Ná época, o então prefeito Sérgio Ferrara concedeu a autorização e a construção foi iniciada com várias pessoas da comunidade ajudando: fazendo massa, erguendo paredes, fazendo o piso...tarefas para muitas mãos trabalhadoras, sonhadoras e idealistas. Em 1988 ficou pronta a construção sob olhares de alegria daqueles que por ela tanto lutaram. Festa !No dia 13 de novembro de 1988, a comunidade, juntamente com a Diretora e Secretária nomeada pela PBH e autoridades do município inauguraram a EMIAM. Era Diretora então Dª Cécília Martini Ribeiro, hoje saudosa lembrança carinhosamente por nós lembrada.Em fevereiro de 1989 iniciamos as aulas. Nossos poucos móveis resumiam-se a algumas mesas e uma poucas cadeiras. Nossas salas de aula estavam vazias! As reuniões com a direção e com as supervisoras eram feitas nos bancos da cantina. Não tínhamos gás. Portanto não servíamos merenda e os nossos alunos saiam na metade do horário. Entretanto tudo isso era acordado com os pais e as famílias compreenderam e apoiaram, para que o ano letivo não fosse iniciado mais tarde.A secretaria Municipal de Educação esteve pessoalmente presidindo a Assembléia que aprovou por unanimidade que as aulas fossem iniciadas nessas condições. É muito interessante lembrar que as crianças traziam de casa almofadas, panos e até toalhas para eles ou suas professoras se assentarem durante as aulas. Algum tempo depois, chegaram carteiras e cadeiras doadas por outras escolas. Nossa primeira festa junina foi um sucesso. Toda a renda foi somada à de outros eventos que a Direção promovia: bazares, bailes à noite, rifas, ação entre amigos... e com esses recursos foram adquiridos os primeiros armários de aço. Lembro-me que nesse dia a Diretora chorou de emoção !Nossos alunos do 3º período, 1ª e 2ª série estudavam pela manhã. E os de 3ª e 4ª série à tarde. Quase não tínhamos material. Mas nossos alunos eram muito respeitosos e obedientes. Faziam caminhadas, excursões á pé,( Uma vez fomos ao zoológico, que funcionava no parque municipal, à pé, todos em fila e ao comando da direção, coordenação e professoras. Isso não tráz uma saudade muito grande) auditórios e festas do livro e de despedida do ano, tudo com muita ordem. Durante seis anos ( até 1994 ) fizemos as formaturas do pré-escolar. As crianças vinham impecáveis, todas com roupas brancas. Entre 1991 e 1992 nossa escola ficou entre os primeiros lugares da PBH nas estatísticas
de aprovação de 1ª série. Nossa equipe de alfabetização era de tirar o chapéu. E nessa época também abriu-se o noturno , com 4 salas( 1ª a 4ª série ) para atendimento aos moradores da comunidade.Isso não tráz uma saudade muito grande) auditórios e festas do livro e de despedida do ano, tudo com muita ordem. Durante seis anos ( até 1994 ) fizemos as formaturas do pré-escolar. As crianças vinham impecáveis, todas com roupas brancas. Entre 1991 e 1992 nossa escola ficou entre os primeiros lugares da PBH nas estatísticas de aprovação de 1ª série. Nossa equipe de alfabetização era de tirar o chapéu. E nessa época também abriu-se o noturno , com 4 salas( 1ª a 4ª série ) para atendimento aos moradores da comunidade.O perfil dos alunos e das famílias já estava se modificando pouco a pouco. Entretanto, a comunidade continuava ajudando. Nossa escola sempre esteve preservada de pichações e danos sérios ao patrimômio,isto por que a escola tem um valor profundo para todos, sendo um ponto de referência forte, afetiva e cultural.Em 1998 iniciamos o trabalho de atendimento às 5ª séries. Em 1999 o atendimento se estendeu ao 3º ciclo. A escola cresceu, o noturno se ampliou... Em abril de 2000 recebemos o primeiro professor do sexo masculino. Daí em diante vieram os demais.Foram grandes mudanças, muitos os desafios que, graças a Deus, temos conseguido êxito. Novos elementos se agregam à equipe, modificam-se os planos curriculares, aparecem novas demandas pedagógicas... mas a escola tem preservado o seu bom nome e continua tendo o carinho e principalmente o respeito da comunidade, que tanto ansiou e lutou por ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário